domingo, 3 de julho de 2011

Até quando?







Até quando os moradores de Pirapora do Bom Jesus, Cabreúva e entorno vão ter que conviver com essa espuma nefasta e a fedentina interminável?

Até quando essa putrefação cáustica vai continuar cruzando a Área de (suposta) Preservação Ambiental do Tietê, arruinando um dos lugares mais bonitos do Estado de São Paulo?

Até quando vamos nos limitar a discutir a ararinha azul, o mico dourado e outros bichinhos bonitinhos, enquanto o enorme esgoto a céu aberto cruza a maior cidade do Brasil?

Até quando vai perdurar essa hipocrisia ambiental que hoje impera?

Até quando se vai achar que só ter uma legislação hiper-rígida sem nenhuma fiscalização ou atuação efetiva vai resolver alguma coisa?

Até quando vamos nos deixar levar por discussões, congressos, seminários, gringos poderosos falando grosso na Amazônia, sem tomar nenhuma medida que realmente faça diferença?

Até quando vamos nos enganar e acreditar que as tais práticas sustentáveis são mesmo sustentáveis, especialmente para aqueles coitados explorados que, de fato, dependem da natureza para sobreviver?

Até quando vamos achar que não lavar a toalha do hotel muda alguma coisa e que isso é, realmente, proposto em benefício da natureza?

Até quando ficaremos cegos com a cortina de fumaça das discussões sobre a Amazônia e a Mata Atlântica, deixando todo o resto ao Deus dará?

Até quando, enfim, vamos só ficar no debate fácil, ao invés de tomarmos as atitudes difíceis que realmente vão trazer algum resultado para essa vergonha toda?

Até quando?

4 comentários:

  1. Parceirão,
    Acrescenta aí:
    Até quando a imprensa vai se preocupar em veicular denúncia que vende e não denunciar seus anunciantes?
    Marcelo

    ResponderExcluir
  2. Mandou muito bem na denúncia. Ninguém vê, tb, a ocupação irregular, que acaba silenciosa e vorazmente com o que achamos que ainda é "verde" e colabora – e muito – para que o esgoto seja jogado diretamente nas águas....como vc disse, é um absurdo isso acontecer há tanto tempo e nenhuma solução ser dada, mesmo diante de um mar de espuma invadindo uma região [que costumava ser] tão bonita. Sabemos que isso acontece, apenas, pelo fato de a região não ser rica. Nossas políticas públicas são vergonhosas e movidas somente por interesses. A nossa educação, inexistente. Valeu pelas fotos e texto que retratam esse absurdo. Andreia

    ResponderExcluir
  3. Pois é, Déia, lembrou bem da ocupação irregular. Como sempre, tudo conspira para se fazer as coisas errado, que é muito mais fácil que fazer o que a lei manda. É o binômio terrível da lei estupidamente rígida x zero fiscalização.
    Beijo

    ResponderExcluir