quarta-feira, 9 de outubro de 2013

Fazenda Babilônia - Pirenópolis

A Fazenda Babilônia fica a 25 quilômetros da Cidade de Pirenópolis, em pleno cerrado Goiano (veja o site da Fazenda aqui).

Com mais de 200 anos, o Engenho São Joaquim, antigo nome da Fazenda Babilônia, foi um dos maiores engenhos de açúcar do Brasil e chegou a ter 200 escravos.  Produzia açúcar, mandioca e algodão e no século XIX era considerada a maior empresa agrícola de Goiás.




Além da beleza da fazenda e de toda a história que transpira na magnífica casa, a Fazenda Babilônia ainda prepara um fantástico café colonial com especialidades da cozinha tradicional de um Brasil que só resiste bravamente em alguns poucos lugares.

Exemplos de pratos são a carne de porco na lata, a matula de galinha, a paçoca de carne seca, o pau-a-pique, o cavaco de queijo, bolo da senzala, virado de raspa e outros tantos.  Uma descrição detalhada pode ser encontrada clicando aqui.

A mesa super farta


Requeijão quente

Até uma maritaca veio provar

Além de ser delicioso, é um resgate fenomenal dessa cozinha tipicamente nossa, que mistura elementos indígenas, negros e europeus e que, aos poucos, com a urbanização da população, a falta de tempo nas grandes cidades e o esvaziamento do campo, vai tristemente desaparecendo num caminho sem volta.

2 comentários:

  1. Belas palavras meu amigo!
    Um verdadeiro resgate ao maior foco da cultura e culinária do cerrado no brasil colonial!!
    Parabéns!!
    Leandro Vitorino

    ResponderExcluir
  2. Amigo Leandro,
    Obrigado por me apresentar mais essa maravilha de Goiás e do cerrado. Espero que a Fazenda Babilônia continue com o lindo trabalho e inspire outros para que essa cultura e essa culinária maravilhosas sejam preservadas e difundidas.
    Abração

    ResponderExcluir