quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

A Candelora e o Calendário Gregoriano



A Candelora é uma festa católica comemorada em celebração à purificação de Maria, em razão da antiga crença de que as mulheres permeceriam impuras por 40 dias após darem à luz um filho homem.  Diferentemente das festas móveis, como o Carnaval, Pentecostes e Corpus Christi, que tomam por base o calendário lunar (tendo por data central a Páscoa, no primeiro domingo de lua cheia da primavera no hemisfério norte), a Candelora é um dia festivo fixo, comemorado todo dia 2 de fevereiro, ou seja, 40 dias após o nascimento de Cristo e o dia em que este teria sido apresentado no Templo em Jerusalém (Lucas 2, 22-39).

Por outro lado, o Calendário Gregoriano, que é hoje utilizado em todo o ocidente e reconhecido mundialmente, foi promulgado pelo Papa Gregório XIII em 24 de fevereiro de 1582, em substituição ao antigo Calendário Juliano, que em razão de imprecisões na duração exata do ano solar vinha acumulando discrepâncias em relação aos marcos astronômicos tradicionais, em especial as datas dos equinócios e solstícios.

Ou seja, há quase 429 anos o Vaticano já sabia muito bem que no dia de hoje seria comemorada a tal da Candelora.  Então por que raios quando eu fiz, há mais de dois meses, a minha reserva para a visita guiada não me avisaram que hoje a Basílica de São Pedro estaria fechada e que, depois de ir até lá, eu teria que escolher entre (a) receber o dinheiro de volta, (b) fazer a visita excluindo a Basílica, ou (c) mudar a visita para outro dia, que foi o que escolhi?

E aí, vai reclamar para quem?  Para o Papa?

2 comentários:

  1. Maravilha de texto, meu caro! Abraços saudosos e aproveite mesmo assim! Rafael

    ResponderExcluir
  2. Valeu, meu caro. Nos falamos em breve, abração!

    ResponderExcluir